quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Volta Ao Mundo & Horas de Ação - Nova História Africana

Olá pessoal,

No fim do ano fizemos mais uma apresentação com o grupo Horas de Ação. O grupo há mais de quinze anos colcabora com a felicidade dessa época de natal de crianças de uma comunidade do extremos Oeste da Grande São Paulo. Essas crianças nasceram em famílias portadoras do HIV. Há uma ONG que faz um trabalho de acolhimento e conscientização dessas famílias. E nós do grupo Horas de Ações sempre levamos o conhecimento por meio de palestras, histórias e cursos. 

Nesse final de ano fizmos nossa tradicional festa de entrega de presentes. Durante o ano recolhemos os nomes das crianças, com idade, sexo e tamanhos de roupa e sapato. Distribuímos essas informações para nossos amigos que queiram "adotar" uma criança e pedimos que seja comprado um kit de roupa, sapato, kit de higiêne pessoal, um livro e um presente. 

Todos os anos são sempre mágicos e conseguimos a colaboração de muitos amigos. Esse último ano de 2017, infelizmente, tivemos que reduzir pela metade o número de crianças "apadrinhadas", pois muitos de nossos fiéis amigos colaboradores não puderam colaborar. Preferimos, dessa forma, fazer uma festa menor, mas mantendo a qualidade para aquele número de famílias que pudemos atentender. Foi uma festa linda finalizada com a presença do Papai Noel entregando presentes. Tivemos salgados, bolos, sucos, escultura de balões, maquiagem, manicure e claro arte: Minha querida parceira Janaína fez uma oficina de máscaras africanas e instrumentos de percussão com materiais reaproveitados e em seguida eu apresentei uma nova história africana que incluí no meu menu de histórias: "Makhosi e os Chifres Mágicos". 

Essa é uma linda história inspirada em uma lenda do Malauí, um país localizado no sudeste da África, conta narra o percurso de um menino belo e trabalhador chamado Makhosi que teve que partir em busca de ajuda para sua aldeia que passava por um período de grande estiagem que tinha trazido consigo uma doença que atingia homens e animais. Os pais de Makhosi o enviaram para pedir ajuda ao seu tio curandeiro, para isso lhe deram o touro mais forte que tinham, o único que havia resistido à doença. No caminho Makhosi e seu touro se depararam com uma manada de búfalos. O disse a Makhosi que lutaria até a morte e que depois lhe deixaria seus chifres mágicos. Com os chifres Makhosi seguiu viagem. Passou por experiências incríveis. Quando chegou ao encontro de seu tio logo contou o que estava acontecendo em sua aldeia e ambos retornaram rapidamente. Ao chegarem o tio juntou todas as plantas necessárias pra fazer a chuva. Logo uma nuvem carregada de chuva se formou. Em seguida ambos pediram ajuda aos chifres mágicos para que todos os enfermos da aldeia fossem salvos. E somente depois de muitas horas tudo se normalizou e Makhosi pôde descansar ao lado de sua família e lhes contar todas as aventuras da viagem.

Foi mágico ver crianças e adultos envolvidos na história, conectados, ansiosos para saber o próximo passo de Makhosi. 
Foi lindo ver os pimpolhos atuando na história com suas máscaras e instrumentos de percussão. Tivemos uma manhã muito agradável onde vi a alegria e o amor em cada partícula daquele espaço.

Esse para mim foi o maior presente de Natal que pude ter. Sentir que pude colaborar para o fortalecimento do amor no planeta terra.

Deixo vocês com algumas fotinhos desse dia delicioso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário