segunda-feira, 29 de junho de 2015


A  atriz e contadora de histórias Gisele Freire apresenta-se em julho de 2015 no Viga Espaço Cênico com o projeto VOLTA AO MUNDO.
O projeto foi criado em 2011 com o intuito de levar às crianças histórias de vários lugares do mundo. A primeira história apresentada foi em homenagem ao ano da Itália no Brasil. 
Com o aprofundamento do projeto, foram colhidas outras histórias que passaram a fazer parte do repertório. 
Em 2014 VOLTA AO MUNDO cruzou a frontei brasileira, foi apresentado nos EUA para alunos da escola Bell Hill´s Acadeny em Grass Valley-CA, contando com histórias de diversas partes do mundo.

"Meu maior desejo é levar às pessoas em diferentes lugares do mundo, histórias de outras comunidades. Hoje tenho no projeto uma história de cada continente. Mas esse é só o início, quero levar ao mundo histórias de lugares com valores bem peculiares, assim como histórias da literatura, pois essas também representam a cultura de um povo. O intuito é usar a narração e encenação para contar um pouco como é o mundo 'do lado de lá!'. Trabalho a narração de forma a encantar principalmente o olhar das crianças, narro o texto me relacionando com esse público. Adapto as histórias a minha forma de contá-las, uso cores fortes, adereços e instrumentos de percussão. Todo mundo acaba contando a história comigo, crianças e adultos. É muito divertido. Adoro essa interação. " (Gisele Freire)

A temporada acontecerá de 11 de julho a 1 de Agosto. Todos os sábados às 15 horas. Local: Viga Espaço Cênico, Sala Espelho - R. Capote Valente, 1323 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-003 - Telefone:(11) 3801-1843.
(Venda antecipada -  Krassiva Produções)  Contatos: 11 9 81044978 ou krassivaproducoes@gmail.com

Cada dia da semana será apresentada uma história de uma parte diferente do mundo. Veja abaixo a programação:

11/07 - O Conde Partido ao Meio (História Adaptada da Literatura Italiana - Europa)
18/07 - O Filho do Vento (Lenda Africana - África)
25/07 - A Rainha da Floresta (Fábula Japonesa - Ásia)
01/08 - O Surgimento do Sol (Lenda Indígena - América)

O Conde Partido ao Meio - história inspirada no livro "O Visconde Partido ao Meio" do Italiano Italo Calvino. Narra a história de um homem que foi representar seu país em uma batalha, porém ao ser atingido por uma bola de canhão é dividido em duas metades. Uma delas fica com todo o lado bom do homem e a outra com todo o lado ruim. Depois de algum tempo separadas, as metades se encontram em um duelo, quando então se unem novamente. Com isso todos chegam a conclusão de que ninguém é só bom ou só mal, temos dentro de nós ambos os lados e precisamos aprender a conviver com eles de forma harmônica.

O Filho do Vento - história inspirada em uma lenda do interior da África. Narra a história de um menino que foi brincar com o Filho do Vento, porém, foi advertido a não pronunciar o seu nome, pois isso poderia trazer ventos fortíssimos. O menino desobedeceu a instrução, pronunciou o nome do Filho do Vendo e com isso ventos muito fortes começaram a se formar, tão fortes que quase destruíram todo o vilarejo. Tudo só se acalmou quando a mãe do Filho do Vento conseguiu levá-lo de volta pra casa. Com isso o menino aprendeu que, pode sim brincar com o vento, mas nunca pronunciar o seu nome.

A Rainha da Floresta - narração inspirada em uma lenda japonesa. Conta a história da Rainha da Floresta que precisava se aposentar e para isso deveria escolher alguém para colocar no seu lugar. Resolve então entregar sementes a todos os duendes da floresta. Aquele que provasse que tinha feito o melhor com a semente, depois de quatro estações, ficaria no seu lugar. Todos levam à Rainha flores maravilhosas, mas um duende não consegue fazer a semente germinar. E ele é justamente o escolhido para reinar no lugar da Rainha, pois foi o único que disse a verdade. Todas as sementes que ela havia entregue estavam queimadas, nenhuma poderia ter germinado. Com o ocorrido, todos se inspiram a dizer sempre a verdade.

O Surgimento do Sol - narração inspirada em lenda indígena sobre o surgimento do sol. Conta a história de um povo que vivia em uma época onde não havia o sol. Tudo era sempre escuridão. Até que um dia nasce na tribo uma Menina muito doentinha. Somente quando o pai da Menina faz uma promessa à menor estrela que existia no céu, Solany, é que ela consegue melhorar. Porém, o pai da Menina acaba por não realizar a promessa, gerando assim um grande desastre na tribo. Todos só conseguem ser salvos quando a Menina, mesmo muito doente, tem um ato de coragem: seguindo as ordens do pajé, se sacrifica e com isso passa a ser a estrela que mais brilha no céu, o Sol.